Aumenta o número da automação residencial em São Paulo

automação-residencial-importancia-sp

A tecnologia da automação não é algo novo no mercado. Ela se iniciou nas indústrias, com as máquinas e robôs que vieram substituir a mão de obra humana. Porém, com o tempo também foi incorporada às construções.

O intuito é o de minimizar o trabalho realizado por pessoas, a fim de que as ações rotineiras possam ser mais práticas, mais seguras e também gerar economia. E atualmente tanto prédios comerciais e públicos como residenciais têm sido equipados com essa tecnologia.

Continue lendo este artigo e entenda por que a automação residencial em São Paulo e em todo o Brasil tem mostrado números positivos, que indicam o crescimento constante do setor.

O crescimento do setor de automação residencial

Portas que abrem e fecham sozinhas, luzes que acendem conforme o horário do dia ou apenas na presença de pessoas, persianas e cortinas controladas com um toque. Esses são exemplos de recursos que há muito são utilizados e estão entre aqueles oferecidos pela automação residencial.

Esse setor, denominado também como domótica, tem mostrado crescimento expressivo nos últimos anos. Apenas entre 2009 e 2013 esse setor já havia apresentado um aumento de 300% no número de serviços prestados, segundo a Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial).

E como a tecnologia é inovada a cada dia, as empresas fabricantes têm injetado no mercado novidades que atraem a atenção e possibilitam reduzir os custos de instalação desse tipo de sistema. Por isso, cada vez as pessoas procuram por ele.

Ainda que não seja para deixar toda a casa inteligente, mas somente alguns itens automatizados, o consumidor tem percebido como a automação é positiva tanto no quesito comodidade e conforto, como também na economia, praticidade e segurança.

Com as opções de equipamentos e as possibilidades de cada projeto, o valor para automatizar uma residência varia muito. Também porque há diferentes sistemas que podem ser utilizados para controles diferentes também.

Ou seja, é possível criar os ambientes exatamente do jeito que as pessoas desejam, e sendo assim, a automação residencial agrada a todos, e portanto, tende a crescer cada vez mais. Também em razão da redução de custo dos equipamentos, que continuarão sendo realidade, já que novas concorrentes se lançam nesse setor também.

Os benefícios que a automação residencial traz

Os benefícios da automação residencial são uma razão para que o número de projetos em São Paulo e em todo o Brasil se eleve cada vez mais. Porque por meio da automação residencial conseguimos tornar a vida muito mais prática.

Na questão comodidade

Diversos dispositivos podem ser controlados a distância, por um único painel ou até mesmo pela internet, com as facilidades dos smartphones. Ou seja, nem mesmo é preciso sair do sofá para cumprir tarefas.

Na questão praticidade

Vários itens e produtos podem ser conectados ao sistema central, e com isso, é possível fechar as janelas e cortinas de todos os quartos, por exemplo, sem precisar ir até cada um. Também podemos controlar as luzes, a piscina, a irrigação e muitos outros, tudo de um só lugar e de forma rápida.

Na questão segurança

O sistema de ultimação pode ser programado para ele mesmo fechar a casa, trancar tudo e acionar o alarme num determinado horário. Ou seja, você estando ou não em casa tudo ficará protegido porque o sistema faz isso por você.

E ainda muitas outras questões podem ser apontadas como benefícios da automação residencial. E por essa razão e também a redução dos valores para se ter um projeto assim, é que as casas inteligentes aumentam em número em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *