O crescente número de pet shops em São Paulo

pet-shop-home-town-pro

Já há algum tempo ouvimos falar insistentemente sobre a crise que o Brasil está vivendo. Porém, ao mesmo tempo vemos que ainda há empresários que se mostram muito otimistas e pessoas que querem empreender.

Mas não todos os segmentos que se mostram uma boa opção atualmente. E entre aqueles que vemos uma grande chance de sucesso está o de pet shop. Para esse ramo de atuação os números são crescentes em São Paulo e no Brasil.

No artigo de hoje vamos falar sobre esse tema e você vai descobrir o quão promissor é esse mercado e também porque ele mostra números tão positivos. Continue lendo!

Números do mercado de pet shop

Atualmente o mercado de pet shop no Brasil está classificado como o segundo maior do mundo. Estamos atrás somente dos Estados Unidos, porém, abrimos uma larga diferença para o terceiro colocado, a Inglaterra.

Segundo dados do IBGE, a Pesquisa de Nacional de Saúde realizada o ano de 2003 mostrou que 44,3% das casas brasileiras tem pelo menos um cachorro. Isso soma um total de 52,2 milhões de cachorros, que gera uma média de 1,8 por casa.

Mas os brasileiros não têm apenas cães, mas sim também outros pets, como aves, tartarugas, peixes e gatos. Somando-se todos eles temos um total de 132,4 milhões de animais considerados como de estimação.

E para se ter uma ideia de como esse número é expressivo, ele é mais alto do que o número de crianças. Ou seja, as famílias têm mais animais do que filhos em casa. E eles estão fazendo parte da família, recebendo atenção e ganhando mimos como se fossem gente.

Somente na cidade de São Paulo existem aproximadamente cerda de 10.000 pet shops, que atendem um total de 19,8 milhões de animais de estimação que vivem nessa cidade. Esses são números apresentados pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

O crescimento foi tão grandioso que no ano de 2006 esse mercado faturou cerca de 1 bilhão de reais, e em 2016 esse número saltou para 4 bilhões. E isso falando em termos de São Paulo apenas. E mesmo com os abalos a economia em 2015 esse mercado conseguiu manter-se acima d PIB, arrecadando cerca de 18 bilhões de reais.

Por que o mercado pet shop cresce tanto?

Não há como negar que os números do setor de pet shop animam quem deseja empreender e ainda não sabe qual caminho seguir. E as expectativas é de que esses números continuem crescendo. Segundo o presidente da Abinpet, José Edson de França, isso tem uma explicação.

França diz que a explosão desse mercado se dá em razão do fato de que a renda média do brasileiro aumentou nos últimos anos, além disso, também reduziu o número de casais que têm filhos, e eles acabam adotando um animal de estimação.

Por outro lado, mais uma razão para esse crescimento é o fato de que pessoas idosas têm vivido mais, e por causa disso acabam buscando num animal de estimação a companhia que desejam. E por serem tão queridos e amados seus donos fazem de tudo para manter sua saúde e bem-estar.

Para quem deseja empreender esse é um segmento promissor, um dos mais interessantes da atualidade, e quem afirma isso é o diretor da consultoria Vecchi Ancona – Inteligência Estratégica, Paulo Ancona.

Ou seja, se você quer empreender, está aí uma boa oportunidade, que mostra que mesmo durante a crise é capaz de sobreviver sem grandes abalos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *