Vale a pena empreender em aluguel de itens para festa?

Vale a pena empreender em aluguel de itens para festa

Existem diversos setores de atuação que podem significar um investimento de sucesso para os empreendedores. São nichos que encontram um mercado amplo que oferecem bons lucros e a oportunidade de crescimento.

E hoje nós vamos falar sobre o nicho de aluguel de itens para festa. Você vai saber se realmente é rentável trabalhar nesse segmento, se há variações de mercado e se existe alguma vantagem nisso. Continue lendo e confira todas essas informações.

Existe mercado para esse segmento?

Antes de iniciar qualquer empreendimento é preciso saber se há mercado para isso, mas essa informação depende muito da região onde se pretende atuar. De toda forma, a procura por itens de festa acontece em todas as cidades, o que pode variar é o tipo de item mais procurado.

Isso porque uma empresa de aluguel de itens para festa pode trabalhar com vários deles, e diferentes entre si, que atendem a públicos diversos. Então, para montar o seu negócio o empreendedor precisa atender o que o mercado da sua região precisa, ou então, escolher atuar numa região que tenha demanda para o público que ele pretende atender.

Se formos pensar na quantidade de festas diferentes que podem acontecer, veremos que os itens utilizados em cada uma delas também variam. Uma festa infantil, por exemplo, não requer as mesmas coisas que uma recepção de casamento.

Então, mercado existe, mas pode variar para cada localidade. Assim, tem chance de sucesso o empreendedor que ataca a lacuna que o mercado possui, e assim, oferece serviços para um público carente de atenção nesse quesito.

O que pode ser alugado?

O aluguel de itens para festa é muito diversificado, sendo que podemos alugar desde utensílios de copa e cozinha até brinquedos coletivos, como piscina de bolinhas e cama elástica. Existe a procura por:

  • mesas e cadeiras;
  • copos e taças;
  • talheres;
  • pratos, travessas e bandejas;
  • champanheiras;
  • toalhas e guardanapos;
  • cristais;
  • decorações, e muito mais.

Afinal, as pessoas que pretendem oferecer festas nem sempre possuem tudo que vão precisar, ou em quantidade suficiente para atender a todos os convidados. A aquisição desses itens não é vantajosa, então, o aluguel vem como uma solução prática para aquele momento.

É por isso que esse mercado pode ser uma boa opção para empreender. E especializando-se em um nicho específico, como casamento, festa de 15 anos ou eventos empresariais, você pode ser tornar referência para aquele público.

É interessante ter uma variedade de peças para que os clientes tenham opções de escolha. Com um bom catálogo você consegue atender ainda mais pessoas, já que oferece itens para festas em diversos estilos, ainda que dentro de um mesmo nicho.

Investimento e retorno

Assim como todo negócio, o aluguel de itens para festa também vai precisar de um investimento inicial. Não é possível afirmar ao certo de quanto ele será, porque pode variar em função daquilo que você vai oferecer para seu público.

Quem deseja trabalhar apenas com mesas e cadeiras, ou itens infantis, não fará o mesmo investimento daquele que pretende atender o mercado de luxo. Então, para começar o valor varia segundo aquilo que você vai alugar e a variedade que oferecerá.

O retorno acontece depois de alguns meses, também como em todo negócio, mas rapidamente os itens que você adquiriu se pagam e começam a dar lucro. O importante é oferecer produtos de qualidade e ter o cuidado com sua manutenção.

E para não ter prejuízos, não se esqueça de redigir um bom contrato de aluguel, que traga cláusulas que esclareçam muito bem sobre danos, perdas ou furto de itens. Assim você vai conseguir ter um negócio rentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *